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<Dezembro de 2017>
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Tutores


Em que consiste?

É um programa suportado essencialmente no trabalho de Docentes dos Cursos do ISEC (Tutores) que acompanham os Alunos ao longo da sua permanência no Curso, permitindo uma relação mais próxima entre o Corpo Docente e os Alunos da Licenciatura. Conta ainda com a colaboração dos Directores de Curso, Presidentes de Departamento, Conselho Pedagógico e Conselho Directivo do ISEC, nomeadamente no que diz respeito à definição das linhas gerais do programa (calendarização, directivas, papel e responsabilidades do Tutor/Tutorado) e respectivo seguimento.

Para quê?

O objectivo deste programa de Monitorização/Tutorado é acompanhar os alunos durante o seu percurso no ISEC, num esforço de definição de políticas e procedimentos que viabilizem um processo de ensino/aprendizagem de excelência, bem como apoiar as actividades ligadas à coordenação dos Cursos.

Porquê?

Verifica-se um incremento do fosso entre o ensino secundário e o ensino superior no que diz respeito não só aos métodos de estudo e dinâmica de trabalho, mas também à complexidade curricular dos Cursos de Licenciatura, que justificam uma orientação académica dos seus alunos. Por outro lado um acompanhamento regular do seu percurso escolar permitirá uma identificação precoce de situações que podem de algum modo contribuir para o aumento do insucesso escolar que, no ISEC, chega a atingir níveis de reprovação nas disciplinas de 1º ano superiores a 60% e taxas de abandono na ordem dos 30% ao longo do Curso.

Que resultados?

Espera-se contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no ISEC, promovendo o sucesso escolar e reduzindo as taxas de insucesso, evitando desperdiçar recursos ao ISEC, às famílias e ao país.

Qual o papel do Tutor?

O Docente/Tutor tem um papel, simultaneamente, de Conselheiro, de Orientador Científico/Pedagógico e ainda de ligação, primeiro entre o Ensino Secundário e o Ensino Superior e mais tarde entre o ISEC e o mercado de trabalho. A relação Tutor/Tutorado fundamentar-se-á na identificação e prossecução dos objectivos académicos do estudante, definindo-se claramente a responsabilidade deste último numa perspectiva de autonomia e de estabelecimento de uma identidade própria.
  • Auxiliar na integração do aluno do 1º ano: Envolvendo-o e encaminhando-o desde logo em actividades (visitas de estudo, conferências, projectos) ao nível do Curso e do ISEC.
  • Encorajar e motivar: Através da validação das dificuldades inerentes à integração no ISEC, do apoio em épocas mais frustantes do ponto de vista académico, e do reforço positivo face aos resultado satisfatórios entretanto alcançados.
  • Orientação e esclarecimento de dúvidas: Aconselhamento na definição dos planos de estudos (escolha de disciplinas, área de estudo), e orientando os estudantes nas suas tarefas académicas. Diagnosticar potencialidades e dificuldades: Encaminhando-o, sempre que necessário, para estruturas de apoio específicas, como o GAASP ou os SAS (Gabinete de Psicologia).
  • Apoiar na orientação profissional: Fazer um enquadramento do mercado de trabalho, perspectivas (apoio coadjuvado com outras estruturas do ISEC – GAASP e UNINOVA). Monitorizar o progresso académico: Feedback apropriado para que possam melhorar o seu desempenho, numa lógica de responsabilização do aluno pelo seu percurso académico.
O que não esperar do tutor?

O papel do Docente/Tutor é essencialmente preventivo, e não se pode esperar que o Tutor assuma responsabilidade pessoal pela resolução dos problemas do estudante. Deste modo, não se deve esperar do Tutor:
  • Aconselhamento psicológico.
  • Esclarecimento de dúvidas sobre matéria leccionada.
  • Que se pronuncie sobre avaliações e avaliadores .
Responsabilidade deo Tutorado (estudante)?

  • Validar e respeitar o Tutor e o programa de Tutorado.
  • Responder ao contacto do Tutor logo no início do primeiro semestre e estabelecer, com o mesmo, a agenda de contactos .
  • Garantir que o Tutor dispõe de uma forma fácil de contacto (e-mail, telefone).
  • Ser pontual aos encontros com o Tutor.
  • Comparecer a pelo menos 80% dos contactos agendados.
  • Participar no programa durante, pelo menos, dois semestres lectivos.
  • Recorrer ao Tutor para solicitar apoio especializado na resolução de questões que envolvam a sua formação académica.
  • Participar activamente nas actividades de avaliação do programa.
 
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