Você está aqui > Ignorar Hiperligações de NavegaçãoInício > Departamentos > DEM > Mestrado > Engenharia Electromecânica > Apresentação                        

<Abril de 2017>
segterquaquisexsábdom
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
Hoje
Prazos
Eventos
Diversos
Feriados

Mestrado em Engenharia Electromecânica




O projecto, construção e manutenção de edifícios exige, ao nível das especialidades de engenharia, o recurso a diversos perfis de formação técnica, correspondendo às necessidades de intervenção especializada nas áreas do aquecimento, ventilação e ar condicionado, redes de gás, redes eléctricas, aspiração central, domótica, comunicações, transmissão de dados, comportamento térmico dos edifícios, segurança, entre outras.

Com efeito, o nível de complexidade que caracteriza os edifícios actuais, torna necessária a conjugação de conhecimentos em vários domínios da engenharia, não existindo no nosso país uma formação específica capaz de integrar essas especialidades. Esta situação não se observa em numerosos países europeus, onde existem, desde há vários anos, perfis profissionais adequados às intervenções necessárias neste âmbito.

O desenvolvimento da nossa sociedade impõe que as estruturas existentes tenham, na sua globalidade, uma adequada capacidade de resposta às exigências actuais, capacidade esta traduzida em competências técnicas e científicas a um nível tão elevado quanto possível.

É também importante salientar que a progressiva especialização dos saberes se traduz, em regra, num estreitamento dos diversos domínios do conhecimento, perdendo-se, em muitos casos, a interdisciplinaridade que é essencial para o adequado desenvolvimento em muitas áreas. Um exemplo típico desta realidade são os edifícios correntes e especiais, que constituem actualmente estruturas particularmente complexas, onde, de forma quase independente, se cruzam praticamente todos os domínios da engenharia, sem que exista uma formação específica que permita enquadrar e interligar estas especialidades.

É neste contexto que o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra leciona o ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Engenharia Eletromecânica-Especialização em Instalações e Equipamentos em Edifícios, curso este que, apesar da sua evidente carência, não existe actualmente em qualquer instituição pública ou privada portuguesa, ao contrário do que se verifica de um modo geral na União Europeia, onde são diversas as escolas de ensino superior que já oferecem este tipo de formação, habitualmente sob a designação de “Building Services Engineering”.

Videos @ DEM


phISEC racing

phISEC racing: http://www.youtube.com/v/_AF5j130vys


Definir como homepage | Adicionar aos Favoritos | Ficha técnica | Webmaster
© copyright 2005 ISEC. Todos os direitos reservados
Rua Pedro Nunes - Quinta da Nora - 3030-199 COIMBRA
Telef: + 351 239 790 200 | Fax: + 351 239 790 201 | E-mail: info[at]isec.pt